Fuenf apresenta relatório sobre HRT ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Frente Única da Enfermagem (Fuenf) – formada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), sindicatos e associações de enfermagem – e a deputada federal Erika Kokay (PT) se reuniram com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA) para apresentar o relatório que aponta os problemas na assistência aos recém-nascidos do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarilio, destacou a falta de recursos humanos e de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal para a devida assistência às crianças.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarílio, representou a Fuenf e explicou a situação do Hospital Regional de Taguatinga (Imagem: Sindenfermeiro)

O documento também destaca a lista de espera para especialidades pediátricas, que chega a 30 mil paciente, em contexto que ainda conta com leitos gerais de UTI bloqueados em toda a rede de saúde do DF. Durante a reunião, ficou definida a formação de um um grupo de trabalho para mapear o acesso ao atendimento para crianças e adolescentes, além de trabalhar pela contratação de pessoal para suprir as demandas da rede.

O CDCA também firmou o compromisso, junto com a Fuenf, de fiscalizar a aplicação do Orçamento Criança e Adolescente (OCA) para assegurar que os recursos estão sendo utilizados de maneira adequada.