Cofen participa do lançamento de campanha de doação de órgãos

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou do lançamento da campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos do Ministério da Saúde, em Brasília, na última quarta-feira, 27 de setembro. Com o tema “A hora de lembrar“, a campanha motiva a população a manifestar aos familiares o desejo de doar órgãos e ajuda a desconstruir mitos. Inclui ainda a cartilha sobre doação voltada para profissionais de saúde.

A solenidade, presidida pelo ministro Ricardo Barros, ocorreu na sede do Ministério da Saúde com participação de deputados federais, representantes de instituições que atuam com transplantes, parceiros e entidades da sociedade civil. Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen, o enfermeiro Ricardo Siqueira representou o presidente Manoel Neri. Foram homenageadas a atleta transplantada Liege Gautério e a empresa aérea Azul, empresa de aviação civil que mais transportou órgãos para transplante no país.

Com o maior sistema público de transplantes do mundo, o Brasil registra recorde de doações de órgãos e tecidos. Ainda é significativa, porém, a recusa das famílias: 43% dos familiares dizem não à doação. A meta é reduzir o tempo de espera da fila de espera geral, que hoje inclui 41.122 pacientes, segundo dados apresentados pela coordenadora de transplantes de órgãos e tecidos do Ministério da Saúde.

O representante do Cofen, Ricardo Siqueira, ressaltou o importante papel dos profissionais de enfermagem na assistência aos transplantes e sensibilização das famílias. Ao ministro Ricardo Barros, pediu ainda a manutenção do diálogo, especialmente sobre as alterações necessárias na Política Nacional de Assistência Básica (PNAB). O documento atribuiu a agentes comunitários de saúde atividades asseguradas pela Lei 7.498/1986, que dispõe sobre o exercício profissional da enfermagem.

Representante do Cofen (E) solicitou a manutenção do diálogo com o Ministério da Saúde, especialmente sobre alterações necessárias na Política Nacional de Atenção Básica