HUB quer habilitar 150 enfermeiros em passagem de PICC

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) pretende habilitar cerca de 150 de seus enfermeiros até o fim do ano, tornando-os aptos a realizar a passagem de cateter central de inserção periférica (PICC) em pacientes da unidade. Na última semana, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), o hospital promoveu a primeira turma e qualificou cerca de 40 profissionais – 30 da própria instituição.

De acordo com a chefe da Unidade de Pós-graduação do HUB, Juliana França da Mata, esse tipo de acesso vascular é utilizado para administração de medicamentos em pacientes que apresentam limitação de acesso ou que precisam usá-lo por longo período, como os casos de internação. “Com o treinamento, os enfermeiros do HUB estarão habilitados a realiza a técnica, o que traz segurança na infusão da medicação e conforto ao paciente, que não precisará ficar trocando o acesso”, explicou.

O curso tem duração de 20 horas, divididas em atividades teóricas e práticas. Os participantes treinam em manequins, com modelos usados para simulação. “É muito importante essa capacitação profissional para que vários enfermeiros tenham a habilidade de conhecer a técnica, mesmo que não passem cateter na prática”, afirmou um dos instrutores, o enfermeiro e coordenador técnico-assistencial do Hospital Sírio Libanês, Fernando Carlos da Silva.

Apenas enfermeiros devidamente certificados podem executar o procedimento. “Com a capacitação, o enfermeiro consegue fazer o cuidado de forma mais precisa, segura e sem interrupção. É por meio do conhecimento e do empoderamento que o profissional pode fazer a diferença”, destacou o conselheiro tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo. A enfermeira Marcela Assunção, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HUB, ainda não tinha a qualificação. “Esse curso é muito importante, pois é um cateter que tem menor risco e pode facilitar para a assistência ao paciente”, relatou a profissional.