Conferência nacional debate novo Código de Ética da Enfermagem

Acontece, até esta sexta-feira (9/6), o maior debate sobre ética profissional já feito no Brasil. A I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (I Coneenf) reúne mais de 300 delegados de todas as unidades da Federação para analisar e debater a reformulação do código de ética. Os estados e o DF encaminharam sugestões após diversos encontros e conferências com os profissionais de enfermagem, ouvidos também em consulta pública realizada no site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“O processo iniciado pela plenária do Cofen é inovador na história da enfermagem brasileira. Até então, as reformulações do código de ética foram feitas em estreita observância à Lei 5.905/1973, segundo a qual compete ao Cofen ‘elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais‘. Fomos além, levando esse debate a todos os conselhos regionais, aos profissionais de enfermagem e à sociedade, de maneira ampla”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Nosso compromisso é respeitar a essência das propostas saídas desta conferência”, assegurou, sob aplausos.

“Precisamos de um código de ética que defenda a sociedade e proteja o bom profissional”, afirmou o conselheiro federal Jebson Medeiros, coordenador do grupo de trabalho responsável pela reformulação do código de ética, na abertura do evento. Convocada pelo Conselho Federal de Enfermagem, a I Coneenf reúne delegados e convidados, incluindo entidades como a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e Federação Nacional de Enfermeiros (FNE) para debater, analisar e aprovar a minuta do código de ética, propondo os últimos ajustes. Após aprovada, a minuta de resolução será submetida à plenária do Cofen e entrará em vigor 120 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

Comments are closed.