Palestras abrem Semana da Enfermagem no DF

homenagemdienfA Diretoria de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promoveu um ciclo de palestras em comemoração à 78ª Semana da Enfermagem, na quinta-feira (11/5), no auditório da Fundação de Educação e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Além de aprenderem sobre segurança do paciente, os participantes receberam orientação quanto ao novo modelo da atenção primária à saúde. Na solenidade de abertura, a pioneira da enfermagem Florence Nightingale (1820-1910) foi homenageada por sua dedicação no cuidado ao próximo e pela luta pelo ensino profissional da enfermagem.

O superintendente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Kleber Ogawa, destacou a importância de a categoria alcançar representatividade política perante a sociedade. “Os profissionais devem começar a valorizar a enfermagem pelas entidades que os representam. Discutir política é uma forma de fortalecer a profissão”, discursou o representante do Coren-DF na abertura.

Sob o tema “Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”, também participaram do evento o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (Sindate-DF), Jorge Vianna; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Distrito Federal, Rosalina Aratani Sudo; a diretora de enfermagem da SES-DF, Josethe Gonçalves; entre outras autoridades.

Encontro do Judiciário e Ministério Público

O presidente do Coren-DF, Gilney Guerra, participou da abertura do II Encontro de Enfermagem do Poder Judiciário e do Ministério Público, também nessa quinta-feira (11/5), no Supremo Tribunal Federal. O evento discutiu temas como a consciência autocurativa e o papel da enfermagem e a atualização em vacinação adulta, entre outros tópicos. Houve ainda um curso pré-evento sobre lesões de pele e tratamento de feridas.

2-encontro-judiciario