Conselheiros palestram para alunos da Faculdade Anhanguera

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Gilney Guerra, e o conselheiro Cleidson de Sá Alves ministraram palestras sobre ética, legislação e sistematização da assistência de enfermagem a alunos do terceiro, quinto e sexto semestres da graduação na Faculdade Anhanguera. Os estudantes receberam exemplares do livro de legislação básica e tiraram dúvidas sobre a atuação do conselho.

A professora de bioética da Faculdade Anhanguera, Maria Clara da Silva, e a coordenadora do curso de enfermagem, Gabriela Cristina de Souza, convidaram os conselheiros do Coren-DF para palestrar aos alunos da instituição

“Além do conteúdo técnico, é importante mostrar nosso trabalho aos alunos, derrubar mitos e estigmas que atribuem aos conselhos profissionais”, afirmou o presidente Gilney Guerra. Durante a palestra sobre ética e legislação de enfermagem, Guerra mostrou como se dava a aplicação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem nos processos éticos que analisaram casos conhecidos da saúde do Distrito Federal. Com os exemplos práticos, o presidente mostrou que a interpretação dos dispositivos da legislação não é absoluta.

“Não é porque está escrito [no Código de Ética] que o profissional de enfermagem pode se recusar a executar atividade em que não se sinta seguro que você vai cruzar os braços e se recusar a fazer um curativo, por exemplo, porque ‘não sabe’, pois você pode prejudicar o paciente e incorrer em omissão”, explicou o presidente do Regional. Os estudantes levantaram hipóteses à medida que os artigos eram abordados e discutiram abandono de plantão, erro na administração de medicamentos e competências da equipe de assistência.

Os conselheiros do Coren-DF foram convidados pela professora de bioética Maria Clara da Silva e pela coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, Gabriela Cristina de Souza.

Alunos do terceiro semestre de enfermagem da Faculdade Anhanguera participaram ativamente de palestra sobre ética e legislação proferida pelo presidente do Coren-DF, Gilney Guerra