Exposição conta história da enfermagem pelo vestuário

A exposição A indumentária do cuidar: símbolo de identidade da enfermagem brasileira no período de 1890-1942 chega a Brasília e está aberta ao público até 08 de novembro, no espaço cultural do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A exibição já percorreu 10 estados brasileiros e será levada à Espanha.

A mostra faz um recorte temporal na história da enfermagem brasileira, tendo como pano de fundo a evolução dos uniformes utilizados desde as cuidadoras, Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo até as profissionais da década de 1940 no Brasil.

indumentariadocuidarUma das informações apresentadas ao público é a de que o branco nem sempre foi a cor predominante dos uniformes. Exemplo disso são as 10 réplicas das vestimentas utilizadas pelas pioneiras da enfermagem, Florence Nightingale e Anna Nery, expostas na mostra.

“A exposição resgata a história da enfermagem e ganha um sentido especial neste espaço que representa a enfermagem brasileira”, afirmou a enfermeira Maria Júlia Lemos, curadora da mostra e diretora do Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN), na abertura do evento, na última terça-feira, 04 de outubro.

“Somos herdeiros desta história”, ressaltou a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira. “A história se faz presente na vestimenta, no falar, no cotidiano. Entender de onde viemos é fundamental para contextualizar o presente e até compreender que rumo estamos tomando”.

Quando: até 08 de novembro.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Onde: Espaço Cultural Prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves, localizado na sede do Conselho Federal de Enfermagem (SCLN 304, bloco E).