Abertura da 77ª Semana de Enfermagem lota auditório do HRAN

Gilney Guerra, presidente do Coren-DF, discursa na abertura da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem

As comemorações da 77ª Semana Brasileira de Enfermagem foram abertas nesta quinta-feira, 12 de maio, pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), em cerimônia realizada no auditório do Hospital Regional da Asa Norte, com a participação de entidades da enfermagem do Distrito Federal e da Secretaria de Saúde. Com o tema “Aben 90 anos – construção histórica e política da enfermagem”, a semana pretende chamar atenção dos profissionais de enfermagem na mobilização por projetos de lei e na participação em debates de políticas públicas de saúde, por exemplo.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Maria Arindelita Arruda, celebrou a publicação do Decreto 8.754/2016, que torna obrigatória a manifestação do Conselho Nacional de Saúde acerca da oferta de cursos de graduação em enfermagem, medicina, odontologia e psicologia. “É ótimo poder iniciar a Semana da Enfermagem com uma vitória dessas”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Gilney Guerra, parabenizou a Aben pelo aniversário da associação e elogiou a união das categorias de enfermagem em prol da realização dos eventos em faculdades e unidades de saúde da rede pública e privada. “Há muitos projetos de lei parados no Congresso Nacional, como o PL do descanso, o PL das 30 horas semanais, que se arrasta há mais de uma década e até agora não foi aprovado. Precisamos nos mobilizar para conquistar esses direitos”, discursou Guerra.

Jorge Vianna, vice-presidente do Sindate-DF

O vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate-DF), Jorge Vianna, enalteceu o grande número de estudantes de enfermagem no auditório. “Vocês têm um integrante do comitê estudantil da Aben compondo a mesa. Isso mostra a importância da representação de vocês”, exaltou.

O diretor do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), José Adorno, se disse espantado por ouvir o relato dos participantes da mesa sobre a necessidade de uma lei que garanta descanso digno à enfermagem. “Isso deveria ser uma garantia básica a qualquer profissional da saúde”, opinou. Adorno elogiou a pró-atividade da enfermagem, que “está na linha de frente dos cuidados, protocolos e processos”.

Participaram da abertura ainda a conselheira regional Celi Maria da Silva; a gerente de enfermagem do HRAN, Márcia Pereira; a superintendente da região centro-norte de saúde, Ana Patrícia de Paula; a diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, Lucilene Úrsula Morelo; a diretora da Associação Brasileira de Enfermagem, Elizabeth Esperidião Cardozo, representando a presidente da entidade.