Nota de falecimento: Maria Cristina Santana

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) lamenta informar que morreu, na madrugada desta quarta-feira, 27 de janeiro, a enfermeira Maria Cristina Natal Santana, 42 anos. Ela era concursada da Secretaria de Saúde e, desde abril de 2015, exercia o cargo de diretora regional de atenção primária à saúde de Brazlândia.

A suspeita quanto à causa da morte é dengue hemorrágica. Maria Cristina era moradora de Brazlândia, cidade que registrou cem casos de dengue somente nas duas primeiras semanas de 2016, o que representa 40% das ocorrências do Distrito Federal, de acordo com a Secretaria de Saúde. O informativo epidemiológico relata ainda que, no mesmo período, houve um aumento de 110% nos casos confirmados da doença no DF em relação às duas primeiras semanas do ano passado.

Maria Cristina é casada com Pedro Santana, irmão do vice-governador, Renato Santana. Sua atuação na enfermagem começou em 1998, como auxiliar. Em 2006, inscreveu-se como técnica e, três anos depois, obteve o registro de enfermeira. O vice-presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, chegou a trabalhar com ela quando ocupava a diretoria de atenção primária do Guará.

O velório e o sepultamento ocorrerão em Brazlândia. Os conselheiros do Coren-DF manifestam grande pesar à família pela morte da profissional de enfermagem.