Cofen toma posse no Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tomou posse, em dezembro, como integrante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), assumindo a primeira suplência do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O ministro da Saúde, Marcelo Castro, que presidiu a cerimônia no Palácio do Planalto, afirmou que o CNS é um espaço de análises e decisões que representa a vontade do povo brasileiro. “A participação no CNS permite discutir e formular as políticas de Saúde, sob a perspectiva da enfermagem, contribuindo para a melhoria do SUS”, declarou a representante do Cofen na entidade, Ivone Martini.

O CNS é responsável por aprovar, a cada quatro anos, o Plano Nacional de Saúde, além de aprovar o orçamento da Saúde e acompanhar sua execução. É composto por entidades e movimentos de usuários do SUS, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, por membro do governo e prestadores de serviços de saúde.

“Não se faz Saúde no Brasil, em nenhum país do mundo, sem recursos humanos. E a enfermagem representa mais da metade dos trabalhadores de SUS”, destaca o presidente do Cofen, Manoel Neri. O Federal, inclusive, lançou em dezembro campanha pela valorização do SUS e da enfermagem. O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) Ronald Santos foi eleito presidente do CNS para o triênio 2015-2018.