Perfil da Enfermagem no Distrito Federal será divulgado em 30 de junho

Os dados do Distrito Federal relativos à pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil serão divulgados na próxima terça-feira, 30 de junho, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Asa Norte. O levantamento inédito é o maior realizado na América Latina e teve como principal objetivo conhecer a situação atual da enfermagem no contexto político e socioeconômico do Brasil. O estudo foi produzido pela Fiocruz a pedido do Conselho Federal de Enfermagem e com apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF).

Para o presidente do Coren-DF, Gilney Guerra, as informações coletadas na pesquisa vão embasar políticas públicas distritais. “O Perfil da Enfermagem do DF vai ajudar o conselho e entidades de classe a exigir melhorias para a categoria e fortalecer nossos argumentos para exigir políticas públicas de qualidade”, comenta.

No lançamento nacional da pesquisa, a coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Maria Helena Machado, ressaltou a dimensão do resultado da pesquisa, que abrange profissionais na ativa e aposentados de todas as unidades da Federação. Agora, serão conhecidos os dados do Distrito Federal.

Perfil brasileiro

Os dados nacionais, divulgados em maio, revelam composição predominantemente feminina das equipes de enfermagem (84,6% de mulheres), mas se observa crescimento da presença masculina na área desde o início da década de 1990. A pesquisa aponta maior concentração da força de trabalho na região Sudeste e desgaste profissional em 66% dos entrevistados.

O estudo detalha ainda que o setor privado e o filantrópico são os que mais pagam salários de até mil reais. O vencimento de mais da metade dos trabalhadores desses setores não passa de R$ 2 mil. Além disso, a enfermagem já apresenta situação de desemprego aberto, com 10,1% dos profissionais entrevistados relatando situação de desemprego nos últimos 12 meses.

Divulgação dos resultados da pesquisa Perfil da Enfermagem no Distrito Federal

Quando: 30 de junho de 2015 (terça-feira), às 14h

Onde: Auditório da Fiocruz (L3 Norte, Universidade de Brasília – campus Darcy Ribeiro)