SES-DF concede jornada de 18 horas para enfermeiros

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Elias Miziara, assinou, na última semana, portaria que possibilita a jornada de 18 horas de trabalho ininterruptas para enfermeiros. A concessão era aguardada pela categoria há um ano e foi celebrada entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal.

O acordo considera as disposições da Convenção nº 51, da Organização Internacional do Trabalho, ratificada no Brasil em 2010, e permite a jornada de trabalho de 18 horas contínuas para os enfermeiros que manifestarem interesse. “A jornada de 18 horas não é imposta. O enfermeiro aceita se quiser e, mesmo quem aderir, poderá desistir a qualquer hora”, explicou um dos diretores do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Carlos José de Souza.

De acordo com o documento, a jornada ininterrupta não trará prejuízo ao profissional, tendo em vista que terá local garantido para descanso e alimentação, além da dispensa de registro nesses intervalos. Elias Miziara afirma que essa é uma conquista pleiteada há um ano. “Assinamos esse compromisso que havia sido firmado, que concede o direito de extensão da jornada de 18 horas também para os profissionais enfermeiros da rede, assim como já havia sido feito para os médicos”, esclareceu.

O secretário de Saúde acrescenta, também, que a extensão da jornada não trará prejuízo na qualidade dos serviços prestados à população. “Com certeza isso trará uma situação de melhor adaptação de horários para esses profissionais, sempre guardando o respeito a sua capacidade de trabalho e a qualidade da atenção que ele poderá prestar”, assegurou.

Fonte: Agência Brasília