Novela da TV Globo é alvo de mais uma ação judicial

A Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) ajuizou ação, com pedido de liminar, contra a TV Globo, para que a emissora não veicule em rede nacional quaisquer cenas que possam ofender a honra, imagem e moral dos enfermeiros na novela Amor à Vida. A ação tramita na 45ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

Para a federação, há cenas em que se expõe desrespeitosamente a imagem dos profissionais. “Sabemos que se trata de uma obra de ficção. Contudo, existem limites para estas exposições, podendo denegrir toda uma categoria, que executa seu trabalho, prestando a devida assistência, sendo exposta de forma negativa”, afirmou em nota a FNE.

Em outubro, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ajuizou ação civil pública contra a Rede Globo em virtude de cenas da novela Amor à Vida que retrataram pejorativamente os profissionais de enfermagem. A decisão plenária concluiu que as personagens não condizem com a verdadeira missão e valores da enfermagem. O Cofen já havia procurado a emissora por outras maneiras antes de ingressar com a ação.

Com informações da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).

Cofen ajuíza ação contra Rede Globo