Coren-DF promove curso de capacitação sobre Elaboração de Projeto de Pesquisa

Começa no dia 25 de agosto, a primeira edição do curso “Elaboração de Projeto de Pesquisa” promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) apenas para enfermeiros. Serão 10 encontros presenciais, sempre às quintas, das 14h às 18h, no auditório do Conselho. Para participar, basta estar adimplente com as anuidades do Coren-DF e doar um pacote de fraldas geriátricas.

Entre as atividades propostas no cronograma da capacitação estão aulas interativas e práticas, apresentação de seminários, leitura e análise de artigos científicos específicos, além da realização de trabalhos em grupo com o objetivo de promover a troca de informações, a aquisição de novos conhecimentos e a interação entre os participantes.

Para encerrar o curso, os alunos serão avaliados pela entrega e apresentação de seu projeto, sendo o critério principal a coerência do tema ou do objeto da pesquisa que o aluno irá desenvolver durante seu mestrado. A capacitação será ministrada pela enfermeira e professora Dra. Maria Liz Cunha de Oliveira.

Formação – Dra. Maria Liz Cunha de Oliveira – Possui graduação em bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia pela UnB (1983), graduação em licenciatura em Enfermagem e Obstetrícia pela UnB (1989), especialização em Didática do Ensino Superior pela UCB (1991), mestrado em Educação pela UnB (1995), especialização em Bioética pela UnB (1999) e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB (2000).

Inscrições – Os profissionais interessados em participar da capacitação já podem fazer a inscrição pelo site do Coren-DF – clique aqui. Podem participar do curso apenas enfermeiros regularmente inscritos no Conselho, com a situação financeira adimplente. O curso terá início no dia 25 de agosto e será concluído no dia 17 de novembro. As vagas são limitadas (60). Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (61) 2102-3773, com Jairo Nilson.

Conteúdo programático:

– Ciência e conhecimento científico;

– Introdução à pesquisa quantitativa;

– Introdução à pesquisa qualitativa;

– Análise de artigos científicos;

– Utilização de banco de dados na pesquisa em saúde;

– A construção do projeto de pesquisa – Seleção do tema, definição de problemas/questão norteadora, hipóteses, objetivos e referencial teórico;

– Ética em pesquisa com seres humano;

– Tipos de pesquisa em ciências – Exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa;

– Orientação de construção de projeto de pesquisa – Definição de problemas/questão norteadora, hipóteses, objetivos e referencial teórico;

– Normas para escrever trabalhos científicos – ABNT e Vancouver;

– Orientação de projetos de pesquisa, definição de temas e organização de cronograma de orientações.