Semana da Enfermagem será marcada por vasto calendário no Distrito Federal

De 12 a 30 de maio um extenso calendário de atividades marcará a rotina de milhares de profissionais da saúde em todo o Brasil. Trata-se da Semana da Enfermagem, celebrada anualmente por instituições públicas, faculdades, hospitais e entidades representativas da classe para homenagear enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. No Distrito Federal não será diferente: diversos locais prepararam programação especial voltada para a categoria. (Confira abaixo o calendário).

{pgslideshow id=113|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Entre as atividades desenvolvidas, palestras sobre temas relevantes para a área, muitas destas ministradas por membros do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). Hoje, para falar sobre “Protocolos de Enfermagem quanto a prescrição de medicamentos”, a presidente do Coren-DF. Dra. Eloiza Sales Correia, participou da programação do Hospital de Santa Maria, onde também estiveram presentes os conselheiros Dra. Elisabeth Borges, Sr. Alessandro Sant´Anna Cardoso, Sra. Mariza Rocha e Sra. Roseny Murada.

De acordo com a coordenadora do evento, a enfermeira Deborah Cecília de Lima Sousa, da Regional de Saúde de Santa Maria, realizar eventos alusivos à Semana da Enfermagem é uma maneira de valorizar o profissional e contribuir para o seu reconhecimento perante a sociedade. “É uma oportunidade de reconhecer publicamente o profissional da enfermagem, que passa vinte e quatro horas ao lado do paciente, para lhe prestar assistência”, ressaltou a enfermeira.

Ao falar sobre a importância de homenagear a categoria, Deborah destaca o novo momento pelo qual vem passando a enfermagem brasileira. “Estamos saindo do papel de subserviência e nos apropriando dos nossos direitos como profissionais da saúde. Acho que a enfermagem está saindo da sombra”, declara.

É neste sentido, portanto, que o Sistema Cofen/Conselhos Regionais vem concentrando seu trabalho, de forma a contribuir para o desenvolvimento da profissão em diversos aspectos, desde a garantia do exercício de qualidade à capacitação da categoria. O Coren-DF, por exemplo, tem realizado cursos de capacitação e encontros destinados aos inscritos na autarquia, com discussões de leis, resoluções etc, além de aulas com profissionais especializados e convênios com instituições de ensino.

Calendário Semana da Enfermagem