27/02/2019

Testes rápidos para infecções sexuais podem ser feitos gratuitamente

Diversas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal fazem

Diversas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal fazem os exames

Com resultados que ficam prontos em 30 minutos, os testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatites B e C são oferecidos, gratuitamente, pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os exames, que exigem a coleta de apenas uma gota de sangue, são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Rodoviária do Plano Piloto.

“Após realizar o teste, o usuário é orientado a aguardar o resultado. Durante o atendimento, os profissionais fazem o acolhimento e o aconselhamento. O usuário deve reservar pelo menos uma hora para receber todo o atendimento”, esclarece a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Saúde do DF, Rosângela Ribeiro.

A gerente explica que os testes devem ser feitos sempre que houver uma situação de risco, como não usar preservativo durante uma relação sexual. “É muito importante que se saiba se está contaminado por alguns ISTs para buscar o tratamento no tempo certo”, ressalta Rosângela.

FIQUE ATENTO – Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias, após a exposição, para realizar a testagem. Na investigação das hepatites B e C, é preciso um intervalo de, pelo menos, 60 dias após o contato inicial com o vírus. Respeitar o tempo de espera é importante por causa da janela imunológica, que corresponde ao tempo entre o contato com o vírus e a detecção do marcador da infecção, antígeno ou anticorpo.

“Isso quer dizer que, mesmo se a pessoa estiver infectada, o resultado do teste pode dar negativo, caso esteja dentro do período de janela. Dessa forma, nos casos de resultados negativos, e sempre que persistir a suspeita de infecção, o teste deve ser repetido após, pelo menos, 30 dias”, esclarece a gerente da SVS. Ela ressalta ser importante o uso de preservativo em todas as elações sexuais, a maneira mais eficaz de evitar a transmissão.

SERVIÇO

CTA – Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 21h, e às sextas, das 7h às18h, no Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto.

UBS – Confira aqui os endereços. Os horários dependem da necessidade local e da demanda da região.

Ailane Silva, da Agência Saúde

Foto: Mariana Raphael – Saúde-DF

Arte: Danielle Freire