Tablets vão agilizar a fiscalização

Dr. Marcos Wesley, presidente do Coren-DF e Dra. Daniela Rossi, gerente de fiscalização.

Com objetivo de qualificar o serviço de fiscalização do Coren-DF, a equipe do Departamento de fiscalização (DEFIS) usará tablets no trabalho de campo. A entrega dos equipamentos portáteis foi realizada pelo presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley, nesta segunda-feira (15).

De acordo com o Dr. Marcos Wesley, a iniciativa é um projeto que busca mais agilidade na tramitação das fiscalizações e na diminuição dos custos operacionais do Conselho, podendo realizar consulta de profissionais durante a fiscalização, além de ser um equipamento portátil e multifuncional, trazendo maior celeridade no processo de trabalho.

Os tablets também oportunizarão registros fotográficos de maior qualidade na ação fiscal, além de proporcionar a elaboração de relatórios e notificações in loco, produzir vídeos, colaborando com as ações fiscalizatórias.

Enfermeiras fiscais do Coren-DF

Além disso permite o acesso ao site do Coren-DF, verificação de dados do sistema de informação, comunicação mais ágil entre servidores da unidade, entre outras ações. “Estaremos agilizando e desburocratizando o trabalho por meio da tecnologia, que possibilitará maior rapidez na rotina das fiscais”, afirmou a gerente de fiscalização Dra. Daniela Rossi

Sistema Integrado de Fiscalização (SINFIS)

O sistema visa automatizar o processo fiscalizatório, conduzindo o fiscal a alimentar as variáveis dentro de documentos previamente construídos. O SINFIS, projeto de autoria do Cofen, vai facilitar o gerenciamento das ações de fiscalização, melhorando a gestão de prazos e do fluxo operacional. Os prazos para sanar pendências identificadas na fiscalização serão automaticamente incluídos na agenda dos fiscais. Esse sistema será usado no Coren-DF para os registros fiscais e deve ser implantado nacionalmente.

Treinamento

As fiscais receberão treinamento para utilização do dispositivo portátil. A capacitação permitirá ao fiscal familiarizar-se com o equipamento e descobrir mais sobre suas potencialidades.

Fiscalização

Entre outras atribuições legais, compete ao Conselho Regional de Enfermagem, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional (inciso II, artigo 15 da Lei 5905/1973), observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal. Assim, o Departamento de Fiscalização é o setor responsável pela execução da referida competência.

Serviço

O fiscal realiza inspeção às dependências da instituição, observando e orientando sobre o cumprimento da legislação pertinente ao exercício profissional, organização do Serviço de Enfermagem e da assistência de enfermagem, com intuito de prevenir a ocorrência de infração às legislações que regulam o exercício da Enfermagem, visando a valorização e educação profissional.

No site do Coren-DF, há um formulário de denúncia de irregularidades do serviço de enfermagem que pode ser preenchido e encaminhado por profissionais de enfermagem ou qualquer pessoa da sociedade. Após avaliação do departamento, as denúncias de irregularidades serão lançadas no cronograma de fiscalização para providências.