Conselho Internacional de Enfermagem elege novo diretor

A gestão de Howard Catton terá duração de um ano

O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) nomeou Howard Catton como Diretor-Presidente do ICN durante um ano. Howard atuou como diretor de políticas e programas de Enfermagem por vários anos, liderando trabalho com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outras atividades.

A Enfermagem se encontra em um período de grande oportunidade para os profissionais e para a profissão. A medida dos líderes mundiais reconhece que os enfermeiros são essenciais para enfrentar os desafios de Saúde, seja melhorando o acesso aos cuidados de Saúde, gerenciando emergências de Saúde e melhorando a Saúde pública, são os enfermeiros que em sua prática diária farão uma diferença real na vida das pessoas.

“É uma honra assumir essa liderança para a ICN em um momento tão significativo para a Enfermagem. A ICN, ao longo dos últimos 120 anos, estabeleceu-se como a voz global mais respeitada e influente da Enfermagem. Trabalhamos em estreita colaboração com a OMS em vários programas e com a chefe oficial de Enfermagem, Elizabeth Iro. O conselho e a OMS são parceiros da campanha “Nursing Now”, que juntos, estão elevando o perfil da Enfermagem globalmente. O ano de 2020 está definido como o ano da enfermeira e parteira, temos uma plataforma massiva para impulsionar uma mudança radical no papel e reconhecimento da nossa profissão”, afirmou Howard.

As Associações Nacionais de Enfermagem têm sido a base do trabalho e do sucesso da ICN. É de extrema importância que o conselho seja liderado por enfermeiros e membros que, diariamente, trabalham na prática clínica e conhecem a realidade da prestação de cuidados de Saúde .

A reunião do Conselho de Representantes de Enfermagem que lidera as associações ao redor do mundo se une à diretoria de Enfermagem. Agora, muitos dos principais parceiros irão aprofundar as relações de trabalho colaborativas e fornecer um tempo chave para o planejamento conjunto, que vai usar todas as oportunidades de comemorações de 2020 para celebrar o nascimento de Florence Nightingale.

A presidente do ICN falou sobre a posse de Howard na diretoria do ICN. “Estou muito feliz por Howard ter aceito essa posição. Nos últimos três anos, ele atuou como diretor em políticas e programas de Enfermagem do ICN, trabalhando em estreita colaboração com a OMS em vários painéis e grupos de trabalho; levando nossas delegações ao Conselho Executivo da OMS e à Assembléia Mundial da Saúde; gerenciando nossos fóruns da força de trabalho; e desenvolvendo políticas e declarações de posicionamento importantes sobre níveis seguros de pessoal, retenção e Saúde de migrantes. Sua experiência internacional, seus laços estreitos com muitos de nossos principais parceiros e seu profundo conhecimento do trabalho do ICN, dão à Diretoria e a mim grande confiança em sua liderança”, declarou Annette Kennedy.

Confira a íntegra da matéria no site do CIE.

Fonte: Conselho Internacional de Enfermagem – editada