Coletânea de poesias da enfermagem será lançada no 68º CBEN, em Brasília

A Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ) está lançando o segundo volume da coletânea Enfermagem com poesia: a arte sensível do cuidar, com textos em português, espanhol e francês de quase 40 profissionais de enfermagem que atuam no Brasil, em Portugal, na Espanha e Suíça. O objetivo da obra é estimular a produção e a divulgação da ciência da enfermagem por meio de poesias relacionadas ao cuidado escritas exclusivamente por profissionais e estudantes da área.

Entre os escritores convidados para essa edição estão o ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem e atual presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque, e a presidente do Coren-SE, Claudia Maria Tavares. A professora Iraci dos Santos assina o prefácio e destaca em suas linhas: “O encontro do cuidar – a essência da enfermagem – entrelaçado na sociopoética, pois, para mim, são filosofia, teoria e tecnologia que traduzem a partir da abordagem ao conhecimento das pessoas, em sua dignidade humana, como seres políticos e sociais”.

A Acadêmia IPÊ foi idealizada em 2014 pelos enfermeiros Elioenai Dornelles Alves e Onã Silva. Em junho deste ano, a associação empossou seus primeiros membros internacionais.

conviteenfpoesia2_foto