Tataraneta de Anna Nery visita Museu Nacional de Enfermagem

Emocionada, Solange afirma que a tataravó deixou um legado para a Enfermagem

Visita ocorreu na manhã desta quinta-feira (3)

O Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) recebeu, na manhã desta quinta-feira (3), a visita da tataraneta de Anna Nery, Solange Nery. Convidada, Solange ressaltou que toda homenagem prestada à tataravó é um presente para a família.

Moradora do bairro Rio Vermelho, em Salvador, Solange ficou emocionada ao visitar o Museu que carrega o nome em homenagem à sua tataravó. Anna Nery foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil e que cuidou de soldados feridos na Guerra do Paraguai.

Solange afirma que a tataravó deixou um grande legado para a Enfermagem

“Estou encantada com tudo que vi aqui, preservaram a história de Anna Nery, minha tataravó, da melhor forma possível”, observa Solange. “O gesto de caridade, amor ao outro, o enfrentamento para cuidar do próximo e a coragem de ir à guerra são legados deixados por ela”.

Para a tataraneta, as pessoas devem conhecer o museu, principalmente, como incentivador da memória de cada época e seus desdobramentos sociais. “Ao visitar o MuNEAN,  busquei conhecer o acervo disponível e percebi a definição, cultura e épocas especificas que muito me facilitou a compreensão para assimilar a experiência”, finalizou.

Visite o Museu – O MuNEAN reúne e preserva a história da profissão e dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem. A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, o MuNEAN volta-se, também, à pesquisa dos testemunhos materiais e seu entorno, promovendo reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde.  Além do acervo fixo, são organizadas exposições temporárias e temáticas. O espaço conta também com sala de leitura e ambientes multiuso. Mais informações e a programação completa no site.

Fonte: Ascom – Cofen