Rede de pesquisa disponibiliza materiais para auxiliar a prática de Enfermagem

Visando contribuir com o momento epidemiológico enfrentado, os pesquisadores da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE), valorizando o papel dos enfermeiros que estão trabalhando na linha de frente da assistência, elaboraram documentos constituídos pelos elementos da prática de Enfermagem (Diagnósticos, Resultados e Intervenções), baseados em sistemas padronizados de linguagem e direcionados a enfermeiros e gestores dos serviços de Enfermagem.

A RePPE é uma entidade criada por pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior e de Saúde e tem como finalidade gerar, sintetizar e compartilhar o conhecimento sobre processo e classificações de Enfermagem, bem como produzir e disseminar pesquisas nas áreas de processo e classificações, estabelecer padrões metodológicos para a realização de pesquisas na área, e instituir padrões de referência para avaliar a qualidade das evidências de pesquisas.

Atualmente, integram a RePPE  35 pesquisadores altamente qualificados de diversos estados do Brasil e também três pesquisadores estrangeiros.

Walkírio Almeida, enfermeiro chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reforça o apoio ao desenvolvimento da profissão e acredita no desenvolvimento da força de trabalho do enfermeiro que realiza o Processo de Enfermagem baseado em evidências científicas. Por isso, visando ampliar, aperfeiçoar e sedimentar a assistência de Enfermagem neste momento de pandemia da Covid-19, “o Cofen recomenda a adoção pelos enfermeiros do processo de enfermagem apresentado pela RePPE e também indica aos Conselhos Regionais de Enfermagem que incentivem o uso dos documentos nas Instituições de Saúde pertencentes a sua jurisdição”.

Na página da RePPE é possível encontrar todos os documentos citados e um tutorial que auxilia e direciona o preenchimento dos formulários que compõem o processo de Enfermagem.

Fonte: Ascom – Cofen