Parabéns, Profissionais da Enfermagem do DF

Todos os dias são da Enfermagem. Entretanto, a data de hoje tem um sentido especial, pois marca a inauguração da Enfermagem moderna, que revolucionou os serviços de saúde e permitiu à humanidade elevar a expectava e a qualidade de vida dos seres humanos a um nível extraordinário.

Você, Profissional da Enfermagem, é protagonista da ciência do cuidado. Herdeiro de uma profissão revolucionária, que fica maior a cada dia que passa. Por todos os relevantes serviços que presta, merece reconhecimento, hoje e sempre.

Infelizmente, a Enfermagem está morrendo, mas não é de hoje. Há muitos anos, jornadas exaustivas de trabalho, salários defasados e aposentadorias injustas deprimem e matam milhares de profissionais da nossa categoria. Isso não pode continuar.

Como se não bastasse, a carga viral e emocional desta pandemia está fazendo ainda mais vítimas entre nossos colegas de profissão. Contudo, não podemos aceitar perder mais vidas, que poderiam ser poupadas se fossem tratadas com respeito. O país não pode continuar condenando à morte quem trabalha para salvar pacientes. Chega.

Diante do quadro que atravessamos, o Coren-DF se dispõe a servir como base de unificação da categoria, para que ninguém mais fique sozinho. Se um Profissional de Enfermagem tem um problema, todos nós temos um problema. Vamos sair dessa, juntos.

Não somos heróis, somos humanos e precisamos de proteção. Não temos superpoderes, temos a força do nosso trabalho, que colocamos diariamente a serviço da humanidade. Em contrapartida, precisamos e vamos ser ouvidos em uníssono.

Cuidar da Enfermagem é cuidar da saúde do Brasil. O mundo não pode esquecer a importância do nosso trabalho.

Parabéns, Enfermeiras, Enfermeiros, Técnicas, Técnicos e Auxiliares.

Feliz Dia da Enfermagem.

Respeitosamente,