NOTA OFICIAL: Coren-DF pede ERRATA ao G1 em reportagem sobre morte de homem em surto psicótico

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) solicitou ao Portal G1 ERRATA em reportagem publicada sobre o óbito de um homem de 33 anos, imobilizado após um surto psicótico, na UPA do Gama.

Ao solicitar a nota oficial ao Coren-DF, a reportagem mostrou as imagens do incidente e questionou se o procedimento estava correto. A assessoria de imprensa respondeu da seguinte forma:

NOTA OFICIAL
Como se trata de uma emergência psiquiátrica, é necessário avaliar o contexto que levou a esse desfecho trágico. As informações disponíveis até agora não permitem concluir o que ocorreu. O caso precisa ser rigorosamente apurado.

Pela simples imagem, pode-se concluir que essa não é a maneira mais adequada de imobilizar um paciente. Além de ser desconfortável, pode prejudicar a circulação sanguínea da pessoa. Esse tipo de abordagem deve ser humanizada e profissional. Ninguém merece ser tratado de forma indigna.

Entretanto, a reportagem do G1 publicou apenas o segundo trecho da nota, de maneira descontextualizada, dando a entender que o Coren-DF fez afirmações sobre a causa da morte.

Reiteramos que as imagens não permitem concluir exatamente o que ocorreu. Todas as partes envolvidas devem ser ouvidas. O caso deve ser apurado pelas autoridades competentes.

O Coren-DF permanece à disposição da sociedade para colaborar da melhor maneira.

Brasília, 14 de junho de 2022.