Janeiro Branco: Campanha incentiva cuidados com a saúde mental

A campanha “Janeiro Branco” é dedicada a promover a conscientização e o aumento dos cuidados com a saúde mental. O primeiro mês do ano é usado na ação como um alerta para convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, emoções, pensamentos e seus comportamentos, além de colocar esses temas em máxima evidência, em nome da prevenção. A cor branca também tem um significado parecido, de algo novo, que necessita ser desenhado ou escrito.

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), tem se empenhado em manter em destaque a discussão sobre o que é saúde mental. Com o objetivo de mobilizar os profissionais em favor do tema, promovendo a inclusão social e o bem-estar de todos, a Autarquia executa o Projeto “Amor pela Vida do Profissional de Enfermagem”. Desde sua aprovação, em agosto de 2018, na 508ª Reunião do Plenário do Conselho, pela Portaria Coren-DF Nº 020/2019, o projeto tem desenvolvido diversas atividades no Distrito Federal. O “Amor pela Vida do Profissional de Enfermagem” foi dividido em duas fases: Capacitação e Pesquisa.

Na fase de capacitação foram realizadas Palestras e Workshops para os profissionais de enfermagem e dentre os eventos estavam: “Cursos de Escuta Qualificada”, Curso “Prevenção ao Assédio Moral, vítimas de discriminação e preconceito” e o Curso de “Escuta Ativa”.

A fase de Pesquisa ainda está em processo de estruturação, onde o objetivo é desenvolver instrumentos para quantificar estatísticas de profissionais de enfermagem do Distrito Federal com restrição de saúde, com suas causas, tentativas de suicídio, bem como averiguar as ações adotadas pelos serviços de saúde que possui em seu quadro profissional de enfermagem.

Esse mês, em que a Campanha “Janeiro Branco” evidencia que todos têm direito à saúde mental, o Coren-DF faz um convite para que as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol do equilíbrio entre o corpo e a mente.

corendf #janeirobranco #saúdemental #enfermagem