O que procura?

Encontre serviços e informações

DeFis inspeciona UBSs nº 05 e nº 06 de Taguatinga

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

O Departamento de Fiscalização (DeFis), do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou, nesta quarta-feira (15), inspeção de rotina na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 05 e nº 06 de Taguatinga (DF). A atividade fez parte do cronograma de ações fiscais e teve como objetivo dar continuidade nas fiscalizações de Atenção Primária de Saúde, iniciadas em 2019. Além disso, a partir de um olhar educativo, apurar possíveis irregularidades no processo de trabalho de Enfermagem.

Nas UBSs foram realizadas entrevista com os responsáveis pelo serviço de enfermagem, visitas às dependências das unidades, esclarecimento sobre as os instrumentos diretivos no serviço de enfermagem e experimentos com o novo modelo de relatório do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), baseado na Resolução Cofen 617/2019.

Na oportunidade, a enfermeira fiscal orientou os profissionais sobre os instrumentos fiscalizatórios orientativos do trabalho da enfermagem como: Regimento Interno, Procedimentos Operacionais Padrão (POP), normas e rotinas, além de instruir sobre Anotação de Responsabilidade Técnica.

Fiscalização educativa

O Sistema de Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem tem como base uma concepção de processo educativo, preventivo e quando necessário correcional, de estímulo aos valores éticos e de valorização do processo de trabalho em Enfermagem, em defesa da sociedade e buscando a qualidade da assistência de Enfermagem, conforme preconizado no artigo 1° da Resolução Cofen N° 617/2019.