Coren-DF realiza curso que trouxe a Sífilis como tema

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou mais um curso gratuito na área de Enfermagem. O evento aconteceu, nesta quinta-feira (16), no auditório do UniCeub (Campus Taguatinga) e teve como tema “Diretrizes Epidemiológicas da Sífilis: Atuação da equipe de enfermagem”, com a facilitadora dra. Kelly Coelho. O objetivo foi abordar as atualizações que ocorreram no Protocolo Clínico 2019, além de outros temas relacionados à doença.

O curso trouxe como debate as mudanças no estadiamento da Sífilis e a atuação da equipe de enfermagem no diagnóstico, tratamento e controle da doença. A facilitadora Kelly Coelho falou da revisão e publicação do Protocolo, que trouxe em 2019 a atualização sobre o tratamento da gestante e de um novo critério de avaliação do recém-nascido exposto à Sífilis e a do tipo congênita.

“É necessário aproximar o profissional de enfermagem às questões epidemiológicas dos agravos da Sífilis. Temos que saber a importância da epidemiologia, o porquê de notificar os agravos e muitas vezes, quem faz essa atribuição é a equipe de enfermagem, que em sua maioria, lidam com a situação sem saber o motivo final desse procedimento”, disse.

Durante o curso, dra. Kelly Coelho realizou a parte prática com os participantes, que fizeram análise de um “Caso Prático” que foi cobrado em questões de concursos. “Esse Caso que discutimos sempre aparece nas provas de maneira diferente. É importante o profissional se atualizar para não perder a questão”, finalizou.