O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF lança caderno científico sobre segurança do paciente

Baixe o seu exemplar, clique na imagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) acaba de lançar o caderno científico BOAS PRÁTICAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE NOS DIFERENTES CENÁRIOS DE SAÚDE. A obra reúne artigos científicos, reflexões e relatos de experiência conduzidos por especialistas altamente qualificados sobre o tema e serve como uma importante referência para a redução de riscos e danos associados à assistência em saúde.

O material tem 68 páginas e foi elaborado pela Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Coren-DF, com o apoio e a colaboração da Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente – Polo Distrito Federal (REBRAENSP-Polo DF) e do Laboratório de Estudos em Gestão dos Serviços de Saúde da Universidade de Brasília (LABGEST-UnB).

“É um trabalho riquíssimo, construído por especialistas no assunto, com base em farta bibliografia e dados científicos muito atuais. É leitura indispensável para os profissionais e estudantes que querem reduzir os riscos e danos associados aos cuidados de Enfermagem. A saúde só faz sentido com segurança. Por isso, esses estudos são fundamentais para a nossa área de conhecimento”, afirma a conselheira regional Viviane Franzoi, que também é membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Coren-DF.

Membros da Câmara Técnica de Segurança do Paciente

O objetivo da obra não é esgotar o aprendizado sobre a segurança do paciente nos cenários abordados, mas despertar o profissional sobre a importância do tema, independente do tipo de assistência que é prestada. Garantir segurança envolve conhecimento, habilidades e atitudes, conceitos que convergem e dependem do compromisso do profissional de saúde, da organização de saúde, do paciente e dos familiares, alicerçados na maturidade de cada um desses agentes envolvidos no cuidado.

Para o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley, a publicação mostra o alto nível acadêmico da Enfermagem de Brasília. “Nossos estudantes e profissionais se destacam em todo o país pela qualidade acadêmica da produção científica que é desenvolvida aqui. Estou orgulhoso da capacidade que a nossa equipe e a nossa instituição tem de organizar, produzir e publicar uma obra tão relevante quanto essa. Sem dúvidas, é o tipo de trabalho que melhora a realidade das pessoas que mais precisam”, frisa.