Coren-DF e Cofen apoiam grande ato da Enfermagem em Brasília

O Conselho Federal e o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Cofen/Coren-DF) apoiam o grande ato pela aprovação urgente do #PL2564, que institui o piso nacional da categoria. A manifestação será realizada nas imediações da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 8 de março de 2022. Dentro dos próximos dias, mais detalhes e informações serão divulgadas.

“A categoria está convocada para dar a maior demonstração de força da nossa história. Estão vindo caravanas de todo o país para se juntar a nós. O momento exige engajamento de todas e todos que defendem justiça social para a Enfermagem. Será um momento histórico, eu tenho muita confiança que o resultado dessa mobilização será a aprovação do piso”, acredita o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

O grande ato da Enfermagem pela #AprovaPL2564 foi convocado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que reúne os Conselhos de Enfermagem, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEENF).

O PL2564 estabelece piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiras e enfermeiros, 70% desse valor para técnicas e técnicas e 50%, para auxiliares e parteiras. Os valores deverão ser corrigidos anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “O texto atual do PL é fruto de muita conversa e de um acordo que já leva em consideração as limitações orçamentárias”, adverte a presidente do Cofen, Betânia Santos.