O que procura?

Encontre serviços e informações

Campanha de doação de órgãos tem participação de colaborador do Cofen

Este ano, o slogan da campanha é “A Vida Continua. Doe órgãos. Converse com sua família”

Já parou para pensar na importância de doar órgãos? É o ato de transformar a tristeza por quem se foi, na alegria por quem pode ficar. É dar oportunidade de vida a uma pessoa desconhecida, mesmo depois que a vida se apagou no corpo de um entre querido.

O lançamento da Campanha de Incentivo a Doação de Órgãos, promovido pelo Ministério da Saúde traz o relato de 4 pessoas que autorizaram a doação de órgãos de seus familiares que sempre tiveram o desejo de serem doadores.

O colaborador do Cofen, Leonardo Alves, traz o seu relato na campanha, ele autorizou a doação de órgãos da sua mãe, Célia, em 2015. A doação de órgãos acontece somente com a autorização da família, por isso é tão importante uma conversa para que saibam do seu desejo de se tornar um doador. “4 pessoas foram ajudadas pela doação dos órgãos da minha mãe e isso foi gratificante, poderia ser a minha família, poderia ser eu precisando. No momento de tanta tristeza eu disse sim para a doação de órgãos”, disse.

O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes do país.

O Sistema Nacional de Transplantes é formado pelas 27 Centrais Estaduais de Transplantes; 13 Câmaras Técnicas Nacionais; 619 estabelecimentos; 1.157 equipes de transplantes; 574 Comissões Intra-hospitalares de Doações e Transplantes; e 72 Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. Então, para que essa estrutura grandiosa de saúde funcione, é preciso um sim! Por isso, todos os anos, no Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, 27 de setembro, o Ministério da Saúde lança uma nova campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos.

Este ano, o slogan da campanha é ‘A Vida Continua. Doe órgãos. Converse com sua família’.

Confira algumas histórias reais de famílias que disseram sim para a doação no momento mais difícil de suas vidas.

Fonte: Ministério da Saúde – editada