“2020 é o ano dos profissionais da Enfermagem”, segundo OMS

2020 será um grande marco para a Enfermagem no mundo. Este período foi definido oficialmente, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ano internacional dos profissionais da Enfermagem e das Parteiras. A declaração oficial foi aprovada pelos Estados-membros da OMS que participaram da 72.ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em Genebra, entre 20 e 28 de maio de 2019.

Segundo a OMS, o marco comemorativo tem o objetivo de valorizar, promover o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros e parteiras, além de destacar as condições desafiadoras. Além disso, “defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional”.

Ainda de acordo com dados da OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia. Atualmente, no Distrito Federal, 52.637 mil estão inscritos junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF).

Iniciativas

O profissional de Enfermagem tem um papel fundamental na prestação de serviços essenciais de saúde. O presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley de Sousa Feitosa, garante que a Autarquia mantém o foco na valorização do trabalho dos profissionais da categoria, com o objetivo de ofertar à população uma saúde de qualidade, através do trabalho desenvolvido pelas equipes de enfermagem. “É importante sempre pensar no fortalecimento da enfermagem para que a sociedade perceba que esses profissionais fazem diferença no tratamento dos pacientes. A formação dele está compatível com as ações que são desenvolvidas no âmbito do cuidado, portanto, temos que valorizar o profissional que está diretamente ligado à saúde”, disse.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) também se manifestou em suas redes sociais sobre o tema. Para a Autarquia, 2020 se torna ainda mais especial já que coincide com o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale, uma das fundadoras da Enfermagem moderna. “Nós do Cofen seguiremos lutando para garantir que todas as ações realizadas ao longo desse ano mostrem ao mundo o poder da Enfermagem e como os profissionais são imprescindíveis para a manutenção da saúde”.

A iniciativa, que durará o ano todo, reúne OMS, OPAS e seus parceiros, entre eles a Confederação Internacional de Parteiras, o Conselho Internacional de Enfermeiras, a campanha Nursing Now e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).