Profissionais aprovados em concurso lutam por nomeação

Após manifestação em frente ao Buriti, grupo teve audiência com representantes do GDF.

03.02.2021

A luta incessante dos profissionais de Enfermagem aprovados no concurso de 2018 da Secretaria de Saúde pelo direito à nomeação continua e hoje, após mais uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti, os representantes do grupo e os membros da Frente Única da Enfermagem (FUEnf) entraram para uma audiência com autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), onde obtiveram um importante compromisso.

O grupo foi recebido pelo secretário de Atendimento ao Público do GDF, Severino Cajazeiras e pelo assessor especial da Casa Civil, Marcelo Ramos, que se comprometeram a fazer o levantamento de cargos vagos, que podem ser preenchidos pelos candidatos aprovados no último concurso da SES-DF. Uma nova audiência ficou marcada para a próxima terça-feira, às 10 horas, entre os representantes da Enfermagem e as secretarias de Economia, Casa Civil, Planejamento e Gestão, para dar andamento às negociações.

Os profissionais foram aprovados para os programas estratégia de saúde da família e de obstetrícia, mas o edital tem uma cláusula que permite a nomeação desses profissionais em outras áreas que tiverem necessidade. “O governo precisa de mais servidores, a população precisa de melhor atendimento e nós estamos prontos para ajudar. Estamos preparados para enfrentar a pandemia. É uma questão de interesse público nomear os profissionais aprovados no concurso e temos certeza que essa seria uma solução estruturante para o sistema de saúde”, alega o enfermeiro João Paulo dos Santos Silva.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, o governo precisa dar uma satisfação a esses profissionais. “O que esses trabalhadores estão pedindo é mais transparência em relação ao concurso público que fizeram. Eles sabem que existem cargos vagos, consideram que têm direito à nomeação e querem saber se isso vai acontecer. Na próxima audiência com o governo, precisamos saber efetivamente qual encaminhamento vai ser dado a esse assunto”, pondera.

Além da comissão dos profissionais aprovados no concurso e do Coren-DF, participaram da audiência com o governo o deputado distrital Jorge Vianna, o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro) e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliates de Enfermagem do Distrito Federal (Sindate). Juntas com a Associação Brasileira de Enfermagem do DF (ABEn-DF), essas entidades formam a Frente Única da Enfermagem (FUEnf).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)