Enfermagem passa a ocupar a direção do SAMU-DF pela primeira vez

Nomeação inédita marca a presença da categoria em espaços estratégicos de liderança e decisão na saúde pública

09.12.2025

Lorhana Morais atua há 12 anos no SAMU-DF

Pela primeira vez em sua história, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (SAMU-DF) passa a ser dirigido por uma enfermeira. A nomeação é um marco para a Enfermagem, que historicamente constrói e garante o funcionamento dos serviços de urgência e emergência em todo o país.

A função passa a ser exercida pela enfermeira Lorhana Morais,que atua há 12 anos no SAMU-DF. Instrutora do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) e do PHTLS (NAEMT), possui formação especializada em urgência e emergência, terapia intensiva, gestão em emergência pública e desastres, além de transporte aeromédico.

“A chegada de uma profissional de Enfermagem à direção do SAMU demonstra a capacidade técnica e de liderança construída por quem conhece o serviço desde a ponta, vivenciando os desafios do atendimento pré-hospitalar”, explica o secretário do Coren-DF, Alberto César Lopes, que também atua na urgência e emergência.

A ocupação de espaços de liderança fortalece o próprio sistema de saúde, ao promover uma gestão mais plural, técnica e conectada com a realidade do serviço.

“Assim como em outros setores estratégicos do poder público, a presença de mulheres em cargos de comando reafirma a competência, responsabilidade e capacidade de gestão das mulheres da nossa categoria”, finaliza Alberto.

Fonte: Ascom/Coren-DF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)