Coren-DF recebe profissionais do home care e reforça compromisso com diálogo e construção de soluções para a categoria

De portas abertas, a casa da Enfermagem brasiliense tem compromisso permanente com a escuta, o diálogo e a valorização

23.01.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) recebeu, nesta sexta-feira (23/1), profissionais de Enfermagem que atuam no home care. O Conselho abriu suas portas para dialogar com os trabalhadores, ouvir atentamente as reivindicações apresentadas e avançar na construção de soluções.

Os profissionais solicitaram o apoio institucional do Coren-DF para a intermediação de melhorias junto ao Congresso Nacional, especialmente no que se refere à alteração da legislação que rege o cooperativismo, com foco na criação de mecanismos de ajuda de custo. Representantes do movimento apresentaram, inclusive, uma minuta de proposta de alteração da lei, que foi oficialmente recebida pelo Conselho.

O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, destacou a importância da mobilização e da organização coletiva para que avanços sejam alcançados. “Estamos falando de um segmento expressivo, com cerca de 15 mil profissionais de home care no DF. Ainda assim, hoje tivemos menos de 20 pessoas presentes, o que demonstra o quanto essa categoria ainda precisa se mobilizar. Precisamos sair deste momento com algo palpável. Por isso, nosso procurador jurídico irá analisar a minuta apresentada, para que possamos aperfeiçoá-la e atuar de forma técnica e responsável”, afirmou.

Elissandro também ressaltou a atuação do Conselho no enfrentamento de irregularidades no sistema cooperativista. “O Coren-DF já ingressou com ações contra cooperativas que burlam o verdadeiro modelo de cooperativismo, precarizam relações de trabalho e não prestam contas aos cooperados. Defendemos um modelo justo, transparente e que respeite os profissionais”, completou.

A conselheira Josy Jacob reforçou o alinhamento institucional com as dores apresentadas pelos trabalhadores. “A dor de vocês é a nossa dor. A valorização da enfermagem passa, necessariamente, pelo salário. A Lei nº 12.690/2012 precisa, sim, ser debatida. A participação dos cooperados nas assembleias é fundamental para avançarmos, inclusive na discussão do piso”, pontuou.

O vice-presidente do Coren-DF, Alberto César Lopes, reiterou que o Conselho é um espaço permanentemente aberto à categoria. “Esta é a casa de vocês. Aqui sempre haverá um enfermeiro fiscal, um advogado, um diretor e uma equipe preparada para orientar. Não é preciso convite para entrar. Mas é fundamental que a categoria esteja atenta e não se deixe levar por oportunistas que aparecem de quatro em quatro anos, sem compromisso real com as nossas lutas. A participação nas assembleias é essencial, porque muitas decisões, inclusive sobre valores de plantão, são deliberadas nesses espaços””, destacou.

Já a conselheira Celi Maria, que atua diretamente na pauta do home care, esclareceu as ações desenvolvidas pelo Conselho. “Temos relatórios, comprovações e um guia elaborado especificamente sobre home care. Somos sensíveis à desvalorização vivenciada pelos profissionais e cobramos, de forma permanente, a regularidade das cooperativas. Orientamos que nenhum profissional atue em cooperativas sem responsável técnico e sem registro na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). Todas as denúncias são apuradas, sem exceção”, afirmou.

A enfermeira fiscal Daniela Rossi chamou atenção para a importância da participação ativa da categoria nos espaços institucionais. “Acompanhamos de perto a realidade de vocês. Recebemos as demandas, mas o Coren não consegue atuar sozinho. É fundamental acessar o site, participar dos eventos, das reuniões e das assembleias. Colocamos o nosso canal de fiscalização à disposição para que vocês encaminhem informações sobre as cooperativas em que atuam”, explicou.

Encerrando o diálogo, a conselheira Tila Viana anunciou que o Projeto Coren Educação irá ofertar cursos voltados especificamente para o esclarecimento de questões relacionadas ao home care e cooperativismo. “Queremos que vocês participem. Conhecimento é poder, e ele fortalece a categoria para reivindicar direitos com mais segurança”, concluiu.

Fonte: Ascom/Coren-DF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)