Enfermagem vai às ruas em Brasília por reajuste do piso e aprovação da PEC 19

Mobilização nacional acontece no dia 17 de março e cobra reajuste real do piso salarial e condições dignas de trabalho para a categoria

04.02.2026

A Enfermagem de todo o Brasil vai ocupar Brasília no dia 17 de março, durante a Marcha em Defesa do Piso Salarial da Enfermagem e pela Aprovação da PEC 19. O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) convoca os profissionais da capital a se unirem à mobilização, que tem como foco a valorização salarial e a garantia de mecanismos permanentes de correção do piso da categoria.

O tema é urgente para a categoria. O piso salarial está há três anos sem reajuste e acumula uma defasagem real de quase 22% em relação à inflação, comprometendo o poder de compra e as condições de vida de mais de 2,9 milhões de profissionais em todo o país. A PEC 19 surge como alternativa para assegurar reajuste automático e previsibilidade salarial.

“É imprescindível que a Enfermagem tenha um piso que reflita a complexidade e a relevância de seu trabalho para o SUS e para a população brasileira. O reajuste automático é tão crucial para nós quanto foi discutido recentemente para outras categorias”, destaca o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Promovida pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, com apoio de sindicatos e instituições de ensino, a Marcha em Brasília busca demonstrar a unidade nacional da categoria, pressionar parlamentares e sensibilizar a sociedade para a importância da aprovação da PEC 19 ainda no primeiro semestre de 2026. A presença nas ruas é fundamental para fortalecer a luta por dignidade, valorização e futuro para a Enfermagem brasileira.

Fonte: Ascom/Coren-DF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)