Coren-DF celebra 50 anos em sessão solene na Câmara Legislativa do DF

Solenidade homenageou a trajetória da autarquia e reuniu lideranças da Enfermagem do Distrito Federal

24.11.2025

Jubileu de Ouro – 50 anos de fundação do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF)
Foto: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) celebrou, nesta segunda-feira (24), o Jubileu de Ouro pelos seus 50 anos de fundação, em sessão solene realizada no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A homenagem foi proposta pelo deputado distrital e conselheiro regional Jorge Vianna (PSD) e reuniu conselheiros, representantes sindicais, entidades de classe, ex-presidentes e servidores da autarquia.

A solenidade marcou os 50 anos de história iniciados a partir da Lei Federal nº 5.905, de 12 de julho de 1973, que instituiu o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Enfermagem. Ao longo desse período, o Coren-DF deixou de funcionar em uma pequena sala para conquistar sede própria, que hoje fiscaliza e normatização o exercício da Enfermagem no Distrito Federal, que conta com mais de 75 mil profissionais inscritos.

Em sua fala, o deputado distrital e conselheiro Jorge Vianna destacou o peso histórico da data. “Não celebramos apenas um aniversário. Celebramos uma trajetória construída com coragem, compromisso e espírito coletivo. Eu pude acompanhar de perto parte dessa história e vi cada gestão deixar seu tijolinho nessa construção. É esse trabalho contínuo que faz com que hoje a Enfermagem do Distrito Federal tenha a grandiosidade que conquistou”, afirmou.

O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, reforçou a importância da ocupação de espaços de decisão pela categoria. “Espero que a Enfermagem tenha cada vez mais consciência de que, quanto mais espaços ocupa, mais participa das decisões e fortalece a própria profissão. Conheci 10 dos 14 presidentes que já passaram por este Conselho e posso dizer que cada um contribuiu, com seu trabalho, para que chegássemos a esse patamar e estrutura”, declarou.

Durante a sessão, Jorge Vianna também ressaltou a valorização dos técnicos de Enfermagem dentro do Sistema Cofen/Corens. “Um dos maiores avanços foi o Conselho passar a ouvir e respeitar o técnico de Enfermagem. Eles têm capacidade de votar, de serem votados, de gerir e de participar de todos os processos de decisão. Já provaram que têm preparo e potencial para ocupar todos os espaços, inclusive no Conselho Federal”, afirmou.

A conselheira e diretora do SINDATE, Josy Jacob, destacou os resultados das lutas diárias em defesa da dignidade dos profissionais. “As batalhas que travamos todos os dias não são abstratas. Quando lutamos por reformas nos espaços de descanso, por exemplo, estamos falando de dignidade para quem enfrenta jornadas duplas e triplas. O que parece detalhe transforma completamente a rotina desses trabalhadores. É esse trabalho coletivo que dá sentido à nossa atuação”, disse.

Ex-presidente do Coren-DF, Gilney Guerra, falou sobre a evolução institucional da autarquia ao longo das décadas. “O Conselho ganhou uma nova roupagem e passou a caminhar lado a lado com os sindicatos e entidades representativas. Saímos de uma pequena sala no Conic para uma sede que representa o tamanho da Enfermagem do Distrito Federal. São 50 anos sendo guardião da ética, fiscalizando, disciplinando e regulamentando a profissão, mas, acima de tudo, são 50 anos de luta por melhores dias para a categoria”, declarou.

A mesa de abertura foi composta pelo deputado distrital e conselheiro Jorge Vianna; pelo presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha; pela conselheira e diretora do SINDATE, Josy Jacob; pelo presidente do SindiEnfermeiro, Jorge Henrique de Sousa; pelo diretor de Educação da ABEn-DF, Kennedy Feliciano; e pelos ex-presidentes do Coren-DF Wellington Antônio da Silva (gestão 2012–2014) e Gilney Guerra (gestão 2015–2017).

Ao final da sessão, foram entregues moções de louvor a servidores do corpo administrativo do Coren-DF e a personalidades que marcaram a trajetória da autarquia, em reconhecimento às contribuições prestadas à Enfermagem do Distrito Federal.

Fonte: Ascom/Coren-DF