Profissionais de Enfermagem do DF elegem delegados para representar a categoria na II CONEENF

Encerramento da 1ª Conferência Distrital de Ética definiu os profissionais que representarão o Distrito Federal na próxima etapa nacional do processo de atualização do Código de Ética

09.10.2025

Conferência contou com a participação de 371 profissionais

Os profissionais de Enfermagem do Distrito Federal elegeram, nesta quinta-feira (9/10), os delegados que representarão a categoria na II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF). A votação marcou o encerramento da 1ª Conferência Distrital de Ética em Enfermagem, evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Ao todo, a conferência contou com a participação de 371 profissionais, resultado do compromisso coletivo com o processo democrático de atualização do Código de Ética. Entre os técnicos em Enfermagem, foram eleitas Celi Maria da Silva, com 101 votos; Deusenice Barcelos Araújo, com 81 votos; e Ellen Cristina Cardoso de Araújo, com 45 votos. Marluce Batista da Silva, com 33 votos, foi eleita suplente.

Entre os enfermeiros, os eleitos foram Lígia Maria Carlos Aguiar, com 81 votos; Francisco Ferreira Filho, com 63 votos; e Eduardo Mamede dos Santos, com 52 votos. Ana Cristina Braz de Oliveira Stabile, Isabela Alves Albuquerque de Sousa Gomes e Sabrina Mendonça Marçal foram eleitas suplentes, com 34, 26 e 38 votos, respectivamente.

Além da eleição dos delegados, no último dia de conferência foram realizadas mesas-redondas, oficinas e plenárias que discutiram temas como relações interprofissionais, conduta ética e boas práticas nas comissões de ética em instituições de saúde.

Com o encerramento da etapa distrital, o Distrito Federal conclui sua contribuição à construção do novo Código de Ética, que seguirá agora para para a II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF), prevista para ocorrer até março de 2026.

Fonte: Ascom/Coren-DF