Curso prepara enfermeiros para avaliação do DIU com ultrassom à beira-leito

Capacitação promovida pelo Cofen no Coren-DF garante assistência mais resolutiva às mulheres na Atenção Primária

04.07.2025

Capacitação teve início nesta terça-feira (1/7)

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) recebeu, nesta terça e quarta-feira (1º e 2/7), o treinamento de Ultrassonografia à Beira-leito para avaliação do Dispositivo Intrauterino (DIU). A capacitação, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e ministrada pelo coordenador da Comissão de Saúde da Mulher/Cofen Renne Costa, prepara enfermeiros para realizar a avaliação pós-inserção do DIU.

Com o avanço da inserção do DIU por enfermeiros na Atenção Primária, o Distrito Federal registrou um crescimento expressivo no acesso ao contraceptivo: o aumento foi de 147% desde a implementação da prática. Agora, com o uso do ultrassom à beira-leito, os profissionais ganham ainda mais autonomia. “Dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que, em 2024, enfermeiros brasileiros realizaram 23 mil atendimentos para inserção do DIU. Saímos de 1% para 4% do uso do DIU graças à inserção feita por enfermeiros. Isso evidencia a importância de dar autonomia aos enfermeiros para ampliar direitos sexuais e reprodutivos. Esse é um dos braços da Reforma Obstétrica que almejamos”, afirma Renné.

O curso contou com uma etapa teórica, realizada nos dois primeiros dias, e uma etapa prática, em que os participantes foram divididos em duplas para aplicar a técnica. Além do aprendizado técnico, a troca de experiências entre profissionais que já atuam com o procedimento foi um dos pontos altos da formação.

Após a etapa teórica o curso também teve etapa prática

“Foi um momento riquíssimo. A gente já tem inserido o DIU com frequência, e o uso da ultrassonografia nos permite acompanhar melhor a paciente, garantindo um retorno mais completo e resolutivo. A mulher ganha uma assistência integral, e a Enfermagem avança com mais autonomia. Aprendemos a técnica, discutimos casos e saímos daqui preparados para multiplicar esse conhecimento”, destacou a conselheira regional, Lidia Peres, que participou da capacitação.

A atuação do enfermeiro na inserção e avaliação do DIU é respaldada pela Lei 7.498/86, pelo Decreto 94.406/87 e está normatizada pela Resolução Cofen nº 690/2022 e pela Nota Técnica nº 31/2023 do Ministério da Saúde. Ao final da capacitação, os participantes estarão habilitados a se tornarem multiplicadores do curso, contribuindo para a disseminação do conhecimento técnico.

Capacitação em DIU no Coren-DF

Desde 2024, o Coren-DF, por meio da Comissão de Saúde da Mulher, realiza o Curso de Dispositivo Intrauterino (DIU) voltado para enfermeiros. A formação é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e tem como objetivo qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde para atuarem nos procedimentos de saúde ginecológica. Em dezembro, o Coren-DF realizou a entrega dos diplomas à primeira turma de enfermeiros habilitados.

O curso forma multiplicadores com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos métodos contraceptivos e contribui para a disseminação de uma cultura de planejamento reprodutivo seguro.

 

Fonte: Ascom/Coren-DF, com informações da Ascom/Cofen