Profissionais de saúde que atuam em serviços de home care continuam excluídos da vacinação contra a Covid-19

Governo disse que não tem previsão de atendimento para esse público. Coren-DF cobra inclusão desses trabalhadores em grupo prioritário.

04.02.2021

Servidor da Fiocruz prepara vacina de Oxford/AstraZeneca para a primeira aplicação no Brasil. Foto de Tomaz Silva/Agência Brasil

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem que atuam em serviços de home care, prestando cuidados aos pacientes internados em regime domiciliar, continuam fora da lista prioritária de vacinação contra a Covid-19. Expostos e sem saber quando vão poder se vacinar, esses trabalhadores estão exercendo a profissão com medo e sensação de injustiça.

Pelo menos 3.242 profissionais de Enfermagem atuam em serviços de home care no Distrito Federal, tanto no setor público quanto no setor privado. “Estamos desassistidos e desamparados. Além de toda a nossa exposição, estamos expondo os nossos pacientes, que, em grande maioria, são idosos ou pessoas com doenças graves”, reclama a técnica de Enfermagem Fernanda Oliveira.

Consultada, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) respondeu que ainda não tem uma data prevista para iniciar a vacinação desse público. “Falta de respeito com a gente. Também estamos na luta diária. Na casa onde eu trabalho, três colegas e familiares do paciente pegaram o vírus. Eu me sinto vulnerável. Deixar a gente de fora é como dizer que o nosso trabalho não é importante”, lamenta a técnica de Enfermagem Sandra Guedes.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dr. Elissandro Noronha, essa exclusão é injusta. “Os profissionais de saúde que atuam em serviços de home care estão igualmente ou mais expostos. Além de cuidarem de pessoas extremamente vulneráveis, a maioria ainda tem de se locomover de ônibus e percorrer espaços públicos para chegar ao trabalho. Em nosso entendimento, esses trabalhadores devem ter o direito de se vacinar na primeira etapa, assim como todos os outros profissionais da saúde”, frisa.

O Coren-DF expediu ofício solicitando formalmente a inclusão desse público na lista prioritária de vacinação.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)