Resposta Técnica Coren-DF Nº 04/2020

Realização da incisão, confecção da loja e sutura pelo Enfermeiro na implantação do cateter tipo PICC-Port

Legislação Rápida

Preencha os campos abaixo e faça a consulta na legislação

Enfermeiro solicita parecer técnico e manifestação deste órgão quanto à realização da incisão, confecção da loja e sutura pelo profissional Enfermeiro, quando da inserção do PICC-Port. O solicitante argumenta que o referido dispositivo é um cateter central igual ao Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) já amplamente inserido por enfermeiros, inclusive com técnica de inserção semelhante, exceto na estabilização do reservatório que necessita de incisão entre 2cm e 3cm, confecção de loja subcutânea e consequentemente, o fechamento da incisão com fio de sutura.

Resposta técnica é recomendação, relatório circunstanciado, esclarecimento técnico ou opinião fundamentada, manifestada por enfermeiro, a respeito de dúvida sobre atribuições e competências do profissional de enfermagem.

Para solicitar um parecer técnico, escreva para a ouvidoria do conselho. Consulte o acervo de pareceres disponível no site do Coren-DF antes de fazer a solicitação, pois sua dúvida pode já ter sido respondida.