Nota de esclarecimento sobre suposto caso de perseguição no Gama

Caros profissionais de enfermagem,

A comunidade de enfermagem está ponderativa sobre o papel do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal desde que foram expostas na internet acusações contra uma enfermeira gerente de uma unidade de saúde no Gama.

É preciso esclarecer que nenhuma denúncia formal chegou a esta autarquia; portanto, o conselho desconhece a prática de atos que infrinjam o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Qualquer profissional de enfermagem pode procurar o Coren-DF caso seus direitos sejam violados, inclusive esta enfermeira.

Os conselhos de enfermagem foram criados pela Lei 5.905/1973 para proteger o exercício profissional e assegurar à população a prestação de serviços de enfermagem livre de danos. A Enfermagem é uma profissão que abrange mais de uma categoria: de nível fundamental, médio e superior. Espera-se que elas convivam em harmonia e respeito.

O Coren-DF não julga questões de ordem trabalhista nem administrativa, mas não poderia ficar inerte diante da ridicularização de uma profissional regularmente inscrita. Quem parte para situações de enfrentamento físico ou verbal e/ou expõe terceiros de forma constrangedora e sem consentimento assume responsabilidade direta por seus atos.

Existem meios legítimos e apropriados para se denunciar, solicitar apuração de fatos e resolver situações. O Coren-DF dispõe de formulário de denúncia pela internet; há enfermeiras fiscais disponíveis durante todo o horário de atendimento da autarquia; e há ainda o telefone/Whatsapp Conselheiro 24 Horas, que atende diuturnamente, inclusive feriados e fins de semana.

O Coren-DF condena qualquer restrição de direitos, seja a exposição de um profissional de saúde sem oportunidade de defesa, sejam o desrespeito e a conduta antiprofissional em relação a colegas de trabalho.

Reflitamos e nos tratemos de forma civilizada. Levemos nossos problemas para resolução nas instituições legalmente criadas para tal fim.

GILNEY GUERRA DE MEDEIROS

Presidente do Coren-DF