Denuncie Instituição de Saúde


10.11.2022

É direito do profissional de Enfermagem recorrer ao Conselho Regional quando impedido de cumprir o Código de Ética, a legislação do exercício profissional ou as resoluções e decisões proferidas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, conforme estabelece o artigo 44 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Por meio deste canal, profissionais de enfermagem, profissionais de outras categorias e usuários dos serviços de saúde podem denunciar irregularidades relacionadas à atuação de empresas ou instituições de saúde no âmbito da enfermagem.

As denúncias devem ser enviadas para o e-mail: fiscalizacao@coren-df.gov.br.

Sigilo da denúncia:

A confidencialidade é garantida. Os dados de identificação do denunciante (como nome, idade e função) são acessados apenas pela equipe responsável e mantidos em absoluto segredo. Essa medida é necessária para evitar denúncias infundadas e garantir o correto encaminhamento da situação. Caso opte pelo registro anônimo, é importante saber que não será possível acompanhar o andamento da denúncia. Seus dados serão mantidos sob sigilo durante todo o processo.

Para facilitar as investigações, procure fornecer o maior número possível de informações, como: nome completo da instituição, setor onde o fato ocorre/ocorreu, data do ocorrido, nome completo dos envolvidos (quando a denúncia referir-se aos gestores de enfermagem da instituição), descrição do cenário (classificação de risco dos pacientes, cálculo de dimensionamento utilizado na instituição, etc).

Atenção:
Questões trabalhistas como greve, horas extras, repouso, folgas e carga horária devem ser tratadas diretamente com o sindicato da sua categoria:

Sindicato dos Enfermeiros (SEDF): (61) 3273-0307

Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sindate): (61) 3458-2660 ou (61) 3033-7084