Artistas plásticos da enfermagem podem expor obras no Cofen

Os profissionais de enfermagem de todo o Brasil que se dedicam às artes plásticas agora contam com um espaço especial no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para expor seus trabalhos. Bimestralmente, o Cofen receberá obras de artistas de diferentes expressões. O espaço será aberto ao público.

A pioneira da enfermagem, Florence Nightingale (1820-1910), já associava a enfermagem ao fazer artístico. “Para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Questão de identidade e de valores políticos, a arte exerce um papel fundamental na valorização e no respeito a diferentes formas de estar no mundo e de vivê-lo. Para a escritora e doutora em enfermagem Wanda Horta (1926-1981), a enfermagem é uma ciência e uma arte. “O uso criativo e imaginativo do conhecimento para a melhoria do homem encontra expressão na arte da enfermagem”, dizia.

A exposição é gratuita e não será cobrada a doação de obra do expositor, responsável apenas pelo transporte das obras e cartões de visita. Para mais informações, o artista deve entrar em contato com o conselho federal pelo telefone (61) 3329-5820 ou pelo e-mail [email protected]. Artistas plásticos que não sejam profissionais da enfermagem também podem participar do projeto.