Técnico em Enfermagem do DF recebe Prêmio Anna Nery, no 22º CBCENF

Flávio Vitorino Martins da Costa, Técnico de Enfermagem, estava entre os homenageados a noite de ontem (13), no 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Ele recebeu o Prêmio Anna Nery, que é o reconhecimento ao profissionalismo da Enfermagem. Representando o Distrito Federal, Flávio Vitorino, emocionado recebeu das mãos do Presidente do Coren-DF dr Marcos Wesley Feitosa e do tesoureiro do Cofen, Glney Guerra a honraria.

Ele fez um discurso agradecendo e falou da sua trajetória profissional. “Esse prêmio pra nim é uma coroação de 33 anos. Minha história começou na Marinha, no Rio de Janeiro. Hoje está no SAMU, em Brasília. Ano que vem, quem sabe, possa continuar na docência. A gente tenta, da melhor maneira, tranquilizar o paciente e faz o necessário para que ele confie no nosso atendimento”, afirmou.

Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery é uma honraria concedida Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), aos profissionais de Enfermagem que tenham se destacado pelo exercício profissional exemplar e são indicados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens).

Entenda a história

Flávio Vitorino, ficou famoso por ter atendido o Senhor Valdir,87 anos, em Brasília, que sofre do mal de Alzheimer e o fez relembrar de um bolero e cantaram juntos. O vídeo do atendimento alcançou as redes sociais e despretensiosamente viralizou nas redes socais alcançando mais de 400 mil visualizações.

O paciente sentiu uma forte dor no peito, com suspeita de farto. Com a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante a conversa, Flávio descobriu que ele gostava de bolero, entoou a canção que fez o paciente o acompanhar. Segundo o socorrista o que para muitos foi inusitado para ele é rotina e a assistência vai além de procedimentos técnicos.

Foto: ASCOM Cofen