Profissionais da UPA Ceilândia enfrentam a pandemia unidos

A experiência demonstrada pelos profissionais da Enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento da Ceilândia (UPA) da Ceilândia evidencia que, mesmo diante de um cenário muito difícil, quando a equipe é unida, equipada e bem treinada, é possível enfrentar a pandemia e ter resultados positivos.

Responsável por atender uma das maiores populações do Distrito Federal, a UPA Ceilândia conta com 40 enfermeiros e 87 técnicos, liderados pela responsável técnica, Dra. Amanda Silva Queiroz. Em fiscalização realizada nesta quinta-feira (6), os representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) puderam observar a integração, as condições de trabalho e de segurança da equipe.

Existe programa de educação continuada para os servidores, o fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) está regular e a unidade conta com um plano de contingência que funciona. Até aqui, 25 profissionais da Enfermagem já foram afastados e substituídos por 14 dias, em função de suspeita ou confirmação de diagnóstico da Covid-19. Duas vezes por semana, os profissionais podem contar com apoio psicológico.

Foram implementados métodos de limpeza e desinfecção, de acordo com os protocolos de combate ao novo coronavírus. A estrutura da unidade conta com boa disposição de pias, sabonetes, álcool 70% e papel toalha para higienização constante das mãos.

Além do atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, a UPA Ceilândia também manteve o atendimento a outros pacientes. Tudo é bem sistematizado, organizado e seguro. A equipe de segurança do paciente tem atuação presente.

“A população da Ceilândia tem a sorte de contar com essa equipe de Enfermagem, que supera as dificuldades e oferece um excelente serviço aos pacientes e seus familiares”, pontuou o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley.