O que procura?

Encontre serviços e informações

Não existe hierarquia entre profissões no Brasil

Não existem dúvidas sobre a importância da Enfermagem no combate a pandemia do coronavírus. Nossa categoria faz o atendimento primário dos pacientes e está presente em todas as fases de tratamento da doença. Sem a nossa atuação, não existiria saúde pública. A sociedade reconhece isso diariamente. Entretanto, ainda existem setores da sociedade que insistem em manifestar preconceitos e estabelecer hierarquias que não existem na prática dos serviços de saúde.

Em publicação infeliz, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ao tentar prestar homenagem aos profissionais de saúde, afirma que “são os médicos, coadjuvados por enfermeiros e demais profissionais da área da saúde – que estão atendendo os pacientes infectados com coronavírus”. Esse tipo de narrativa alicerça erros históricos e contribui para a desvalorização da nossa classe que, mais do que nunca, merece reconhecimento pelos relevantes serviços que presta à sociedade. Sendo assim, a colocação do TJPR  merece nosso repúdio.

Importante registrar que, segundo a legislação que regulamenta a Enfermagem, não existe hierarquia entre profissões e enfermeiros não estão submetidos a nenhuma outra categoria profissional. Nossa categoria atua com independência, autonomia e não aceita depreciações.

Evidentemente, os médicos são importantes, assim como são importante as equipes de limpeza, de atendimento e de segurança dos hospitais. Cada categoria possui competências e atribuições diferentes e todas merecem respeito. Essa é a verdade.