18/07/2019

ORIENTAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM E COOPERATIVAS PRESTADORES DE SERVIÇOS NA ASSISTÊNCIA DOMICILIAR DO DISTRITO FEDERAL

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal é uma

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal é uma autarquia de fiscaliza­ção profissional. Tem como objetivos básicos disciplinar e fiscalizar o cumprimento da Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86,regulamentada pelo Decreto nº 94.406/87, que dispõe so­bre o exercício da Enfermagem, zelar pelo bom conceito da profissão e dos que exerçam, bem como, pelo acatamento do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem,Resolução CO­FEN Nº 564/2017.

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, gestão 2018/2020, elaborou este MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE HOME CARE E COOPERATIVAS PRESTADORES DE SERVIÇOS NA ATENÇÃO DO­MICILIAR DO DISTRITO FEDERAL, com o intuito de capacitar, orientar e zelar pelo exer­cício ético dos profissionais de enfermagem, prestadores de serviços na atenção domiciliar, de forma prática e segura, conforme Resolução COFEN Nº 464/2014, que normatiza a atuação da equipe de enfermagem na atenção domiciliar. Bem como descrever as competências, atri­buições, deveres, direitos e proibições conforme o Código de Ética da Enfermagem.

Outra finalidade é orientar quanto a SISTEMATIZAÇÃO DE ASSISTÊNCIA DE EN­FERMAGEM, sendo pautada por normas, rotinas, protocolos validados e frequentemente revisados, com a operacionalização do Processo de Enfermagem, de acordo com as etapas pre­vistas na Resolução COFEN Nº 358/2009.