HRBz está abandonado pelo governo diante da pandemia

Pacientes espalhados pelo corredor, iluminação precária, ventilação sufocante e déficit de profissionais. Essa é a situação que a fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) encontrou ao inspecionar o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz). A desigualdade é triste: enquanto as unidades de saúde das regiões mais nobres do DF recebem atenção especial do governo, nas cidades mais afastadas do centro o descaso das autoridades fica evidente.

Segundo dados preliminares, a equipe de Enfermagem tem déficit de pelo menos 20 profissionais e falta servidores em vários setores. Para dar conta do excesso de pacientes no Pronto Socorro, os funcionários dependem de voluntários e do rodízio de profissionais de outros setores. A conclusão é de que, diante do avanço da pandemia, a situação é temerária.

Apesar de a instituição ter criado uma seção específica para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios, a equipe está insegura e não tem suporte institucional adequado para fazer o trabalho relacionado à Covid-19. A situação de abandono por parte do poder público é triste. Falta material de trabalho, falta informação, falta o essencial para cuidar bem dos pacientes. O HRBz e seus profissionais precisam de suporte do poder público.

Com base no relatório de fiscalização, o Coren-DF vai adotar medidas administrativas e comunicar as autoridades competentes sobre a necessidade de ações urgentes para reestruturação da unidade.