História da Enfermagem é retratada em estande no congresso do Conasems

Encontro é um momento de troca de experiências que impactam no fortalecimento do SUS

Com estande próprio, Cofen leva exposições sobre a história da Enfermagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participa, de 2 a 5 de julho, em Brasília, do XXXV Congresso Nacional das Secretarias de Saúde (Conasems), com estande próprio. O evento, que tem como tema “Diálogos no cotidiano do SUS”, reúne cerca de 5 mil pessoas, com participação de gestores municipais de saúde, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e de todas as esferas de governo, representantes de instituições ligadas à saúde pública e parlamentares. O encontro é um momento de troca de experiências e informações que impactam diretamente no fortalecimento do SUS.

A Assessoria de Comunicação do Cofen e o Museu Nacional de Enfermagem (MuNEAN) levaram ao congresso duas exposições que retratam a Enfermagem no Brasil. A experiência em 360° “Quando nasce uma heroína”, o primeiro curta de ficção em realidade virtual da América Latina que conta a história da enfermeira Anna Nery e “A Indumentária do Cuidar: símbolo de identidade da Enfermagem brasileira no período de 1890-1942”, mostra que faz um recorte temporal na história da Enfermagem brasileira, tendo como pano de fundo a evolução dos uniformes utilizados desde as cuidadoras, irmãs de caridade, até as profissionais da década de 40 no Brasil.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, esteve presente na abertura do congresso e mostrou sua satisfação com os projetos do Cofen. “As exposições evidenciam duas profissionais de grande relevância para a Enfermagem, Anna Nery e Florence Nightingale, e têm sido apresentadas em vários eventos no Brasil e no mundo”, disse.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também presente na cerimônia, reforçou a importância da Atenção Primária na Saúde. Mandetta anunciou a implantação do programa “Médicos pelo Brasil”, que irá substituir gradativamente o programa “Mais Médicos”. Além disso, o ministro anunciou o investimento de R$ 233,7 milhões neste ano e de quase R$ 400 milhões a partir de 2020 para o credenciamento de mais 9.987 equipes e serviços de Atenção Primária em 1.208 municípios, a fim de ampliar e qualificar o atendimento prestado à população com mais consultas, exames e medicamentos disponíveis.

Marcaram presença no evento, também, os deputados que são membros da Frente Parlamentar da Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania-SC),  e Antonio Brito (PSD-BA).

O evento contou, ainda, com a “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que divulgou experiências exitosas de instituições de saúde de todos os estados do País, mostrando projetos que deram certo e que podem inspirar profissionais e gestores. A próxima edição do Congresso do Conasems ocorrerá em Campo Grande (MS).

Fonte: Ascom – Cofen