Força-tarefa fiscaliza Hospital de Campanha do Mané Garrincha

Preparado para servir como retaguarda do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o Hospital de Campanha do Estádio Nacional Mané Garrincha começou a funcionar há uma semana e recebeu os primeiros pacientes na última sexta-feira (22). Hoje, quatro dias depois (26), a unidade foi fiscalizada pela Ação Conjunta Covid-19, força-tarefa que é formada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), SindEnfermeiro-DF e mais seis entidades.

“O objetivo do hospital de campanha é receber pacientes de menor complexidade, para liberar os leitos de maior complexidade nos hospitais de referência para Covid-19. Dos 20 leitos de suporte avançado, 18 estão ocupados por pacientes com diagnóstico confirmado do novo coronavírus. A unidade ainda conta com 173 leitos de enfermaria e 4 leitos de emergência, que ainda estão desocupados”, observou o secretário do Coren-DF, Dr. Tiago Pessoa.

Teoricamente, o dimensionamento da equipe de Enfermagem atende a expectativa da demanda de pacientes. A proporção é de 1 técnico para até 2 pacientes e de 1 enfermeiro para até 5 pacientes. Atualmente, a equipe conta com 16 enfermeiros e 72 técnicos contratados. Há reserva técnica para substituição, caso necessário. No momento da fiscalização, não foi possível identificar se há déficit de profissionais, pois a estrutura ainda não está em pleno funcionamento. O cálculo de dimensionamento de pessoal não foi apresentado.

O Hospital de Campanha segue o plano de contingência do HRAN. A fiscalização identificou a regularidade dos fluxos de atendimento, protocolos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), bem como do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de qualificação específica para toda a equipe que atua na linha de frente do combate à pandemia. As máscaras N95 estão sendo reutilizadas por 7 dias. A estrutura conta com pias, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel em boa disposição.

A coleta para exames é feita por enfermeiros. Ainda não houve treinamento específico para essa finalidade. Entretanto, a capacitação consta no cronograma e deve ser oferecido antes que o hospital entre em pleno funcionamento. Para prevenir o contágio entre os profissionais, a unidade está realizando a testagem dos profissionais sintomáticos. Uma enfermeira apresentou sintomas e foi afastada por 14 dias. Ao final da fiscalização, a supervisora de Enfermagem, Dra. Renata Costa, comunicou que mais dois enfermeiros do período noturno haviam comunicado sintomas, seriam testados e afastados, caso necessário.

“Vamos manter um cronograma intenso de fiscalizações para verificar as condições de funcionamento e as denúncias de irregularidades que vão surgindo durante a pandemia. Nosso objetivo é proteger a saúde da população e a integridade dos profissionais, que estão na linha de frente e também precisam de cuidado”, assegura o presidente do Coren-DF, Dr. Marcos Wesley. Além do Conselho de Enfermagem e do SindEnfermeiro-DF, a força-tarefa que fiscalizou o Hospital de Campanha teve a participação da ABEn-DF, OAB-DF, CRP-DF, Conselho Regional de Saúde de Brasília, Comissão de Saúde do DF e da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF. As entidades vão produzir relatórios circunstanciados e encaminhar às autoridades competentes.