Fiscalização realizou apurou 9 denúncias e realizou 22 operações em maio

O quinto mês do ano foi muito produtivo para o Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). No total, as enfermeiras-fiscais da autarquia realizaram 22 operações, 9 delas em instituições públicas e 13 em instituições privadas. Ao longo do mês, 6 instituições de saúde sanaram irregularidades apontadas pela fiscalização. Neste período, 9 denúncias foram apuradas e 258 atendimentos foram prestados a profissionais de Enfermagem.

“Por meio da nossa atuação, conseguimos regularizar escalas de trabalho, procedimentos operacionais, regimentos internos, responsabilidade técnica, dimensionamento de equipe e outras irregularidades, além de combater o exercício ilegal e orientar os profissionais em relação às normas que regem a profissão. Assim, o Conselho se faz importante para a categoria e para a sociedade a cada ato”, destaca a gerente de fiscalização Janaína Mota de Carvalho.

Segundo o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, em 2022 já são 56 denúncias apuradas, 92 operações realizadas e 63 irregularidades sanadas. “Em todas as fases da pandemia, o trabalho da fiscalização tem sido incisivo no sentido de assegurar a legalidade do exercício profissional e a proteção da nossa categoria em seus postos de trabalho. Temos atuado com presença e profissionalismo para garantir que todas e todos estejam amparados”, frisa.

A fiscalização do Coren-DF continua à disposição da sociedade. Caso se depare com alguma irregularidade, qualquer profissional de Enfermagem pode acessar o site da autarquia (coren-df.gov.br) e formular denúncia. Todas serão apuradas.